Alimentos para disfunção erétil: o que diz a ciência

Alimentos para disfunção erétil: o que diz a ciência

Você não pode corrigir a disfunção erétil com nenhum alimento. No entanto, é possível que sua dieta tenha um impacto em sua função erétil. Fazer uma dieta rica em certas vitaminas e minerais pode diminuir o risco de disfunção erétil. Por outro lado, fazer uma dieta cheia de açúcar e gorduras trans aumenta o risco de desenvolver certas condições de saúde que aumentam a probabilidade de DE.

ÍNDICE

  1. Vitaminas e minerais para disfunção erétil
  2. Condições de saúde e DE
  3. Quais são os tratamentos disponíveis para a disfunção erétil?

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação médica, fale com seu médico. Os artigos do Health Guide são sustentados por pesquisas revisadas por pares e informações provenientes de sociedades médicas e agências governamentais. No entanto, eles não são um substituto para o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional.

Queremos ser claros desde o início: você provavelmente já ouviu o ditado: “Um hambúrguer não o deixará gordo, assim como uma salada não o deixará magro”. Os alimentos para a disfunção erétil são semelhantes. As escolhas alimentares saudáveis ​​estão jogando um longo jogo. Eles são importantes. Eles podem ajudá-lo a prevenir condições que podem levar à disfunção erétil. Eles vão beneficiar seu corpo de inúmeras outras maneiras. Mas certamente não funcionarão da mesma forma que pílulas diversas.

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Vitaminas e minerais para disfunção erétil

Nenhum alimento pode corrigir a disfunção erétil (DE). Uma dieta saudável pode ajudar a prevenir certas condições que podem contribuir para a DE. E embora certas deficiências de vitaminas tenham sido associadas ao aumento da dificuldade em alcançar ou manter uma ereção, restaurar essa vitamina não vai lhe dar uma ereção como o Viagra. As melhorias geralmente são limitadas a pessoas com deficiências de vitaminas. Mais pesquisas são necessárias para determinar o quão eficaz é a correção dessas deficiências para melhorar a DE.

Para alguns compostos relatados para ajudar com ED, a conexão ainda não é suportada por pesquisas em humanos. É o caso do licopeno , que ajuda a melhorar a disfunção erétil em ratos, e dos ácidos graxos ômega-3 , que melhora o fluxo sanguíneo em ratos. Os pesquisadores acreditam que o ômega-3 pode ser promissor como um tratamento para DE por causa deste estudo, mas uma conexão direta entre esses ácidos graxos e ereções não foi feita em ratos, muito menos em humanos ( Gao, 2012 ; Shim, 2016 ).

A conexão entre nitratos e ereções também não é clara. A maior parte do pênis é composta de tecido esponjoso. Quando o cérebro envia sinais para formar uma ereção, os vasos sanguíneos que conduzem ao pênis relaxam e permitem que o sangue flua para este tecido esponjoso. O sangue enche o tecido, fazendo com que o pênis se expanda e endureça com a pressão. Um composto chamado óxido nítrico (NO) ajuda a relaxar esses músculos ( Burnett, 2007 ). Embora seu corpo possa converter nitratos em NO, a ingestão de nitrato na dieta não foi associada a nenhuma melhora na DE ( Weitzberg, 2010 ).

Vitamina B3

Também chamada de niacina, esta vitamina B pode ajudar pessoas com DE moderada ou grave. Um estudo que analisou pessoas com disfunção erétil e colesterol alto descobriu que 1.500 mg de niacina por dia durante 12 semanas melhorou significativamente a função erétil para participantes com disfunção erétil moderada a grave. No entanto, os suplementos de vitamina B3 não ajudaram substancialmente os indivíduos com DE leve a moderada ( Ng, 2011 ).

Este estudo também analisou suplementos. Atualmente, nenhum estudo mostra que a niacina obtida através dos alimentos pode ter os mesmos efeitos que a niacina obtida através de um suplemento como um multivitamínico. Nossos corpos absorvem nutrientes por meio de alimentos e suplementos de forma diferente, então não podemos dizer que as descobertas de estudos sobre suplementos sejam verdadeiras para as vitaminas dos alimentos (Ng, 2011).

Vitamina D

A deficiência de vitamina D pode aumentar suas chances de ter problemas de ereção. Os pesquisadores realizaram um estudo que incluiu 3.400 participantes. Eles descobriram que os indivíduos com deficiência de vitamina D tinham 32% mais probabilidade de ter problemas para obter ou manter uma ereção do que aqueles com níveis normais de vitamina do sol ( Farag, 2016 ). Em outro pequeno estudo, os pesquisadores deram suplementos a homens com deficiência de vitamina D. Eles descobriram que sua disfunção erétil melhorou significativamente, assim como seus  níveis de testosterona – outra medida que se correlaciona com ereções melhoradas ( Tirabassi, 2018 ). 

Mas isso não significa que a vitamina D lhe dará uma ereção instantânea. Todos os homens do estudo tinham níveis baixos de vitamina D para começar. Se você acha que pode ter baixo teor de vitamina D , peça ao seu médico para fazer um simples exame de sangue. Se você é deficiente, sua melhor aposta para melhorar seus níveis é consumir laticínios fortificados em vez de tomar suplementos ( Itkonen, 2018 ).

Ácido fólico

Níveis baixos de ácido fólico no sangue, também conhecido como vitamina B9, estão associados a problemas de ereção moderados a graves ( Karabaken, 2016 ). Os pesquisadores também descobriram que muitas pessoas que sofrem de disfunção erétil, ejaculação precoce ou ambas têm níveis baixos dessa vitamina ( Yan, 2014 ). Mas a única pesquisa que temos mostrando que o ácido fólico ajuda a melhorar os problemas de ereção foi em animais (coelhos com diabetes, para ser exato) ( Shukla, 2008 ). Se você está preocupado com a possibilidade de ter níveis baixos de folato , seu médico pode fazer um rápido exame de sangue para verificar. Se você deseja aumentar a ingestão de folato, aspargos, ovos e verduras são boas fontes dietéticas de folato.

Flavonóides

Há algumas evidências de que uma maior ingestão de certos flavonóides está associada a taxas mais baixas de DE. Os flavonóides, uma categoria de substâncias naturais presentes em certas frutas e vegetais, são divididos em muitos tipos diferentes. Mas um estudo descobriu que a alta ingestão alimentar de três tipos específicos estava mais fortemente associada a menos problemas de ereção: flavanonas, antocianinas e flavonas. Quando os pesquisadores analisaram os alimentos que os homens estavam comendo, eles descobriram que a alta ingestão de frutas (que fornecem antocianinas e flavonóides) estava associada a uma redução de 14% no risco de disfunção erétil ( Cassidy, 2016 ). 

Frutas diferentes fornecem flavonóides diferentes. As antocianinas estão presentes em frutas e vegetais vermelhos, roxos e azuis, enquanto as flavanonas podem ser encontradas em frutas cítricas como laranjas e limões, bem como em uvas. As principais fontes alimentares de flavonas são aipo, salsa, pimentão vermelho, camomila e hortelã ( Khoo, 2017 ;  Panche, 2016 ).

Dito isso, não há evidências de que engolir grandes quantidades de maçãs e bananas irá aliviar magicamente sua DE. No entanto, uma dieta balanceada contribui para reduzir o risco de doenças como diabetes e colesterol alto, que por sua vez desempenham um papel no desenvolvimento da disfunção erétil.

L-arginina

A L-arginina pode ajudar na disfunção erétil, mas os resultados dos estudos são mistos. Uma meta-análise que examinou dez estudos diferentes com 540 pacientes descobriu que dosagens entre 1500 mg e 5000 mg produziram melhorias significativas na DE em relação ao placebo. Os participantes submeteram pontuações autorreferidas de satisfação sexual e função erétil ( Rhim, 2019 ). Mas um pequeno estudo descobriu que esse aminoácido não era mais eficaz do que o placebo no tratamento da disfunção erétil ( Klotz, 1999 ). 

Cafeína

Sabemos que a cafeína melhora o fluxo sanguíneo, e sabemos que a melhora do fluxo sanguíneo pode melhorar as ereções, então isso significa que o café é o elo que faltava? Não exatamente ( Adebiyi, 2004 ).

Os esforços para avaliar a ingestão de cafeína e DE demonstraram algumas conexões. Em um estudo, homens que bebem o equivalente a 2-3 xícaras de café por dia – ou seja, uma ingestão de cafeína de 170-375 mg / dia – têm taxas mais baixas de disfunção erétil. Mas as evidências não eram muito claras e os resultados não eram verdadeiros para pessoas com diabetes ( Lopez, 2015 ). Portanto, não espere que seu médico prescreva um cappuccino tão cedo.

Condições de saúde e DE

A disfunção erétil é uma condição complexa. Certas condições médicas, incluindo diabetes e pressão alta, aumentam a probabilidade de desenvolver problemas de ereção ( Selvin, 2007 ). E como a disfunção erétil é essencialmente uma doença vascular, relacionada aos vasos sanguíneos e ao modo como o sangue flui pelo corpo, qualquer condição que interrompa esse fluxo sanguíneo também pode contribuir ( Ibrahim, 2018 ).

Estudos descobriram uma associação entre aterosclerose – o acúmulo de lixo nas paredes dos vasos sanguíneos – e disfunção erétil (Tsujimura, 2017). Diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol alto são todos fatores de risco para aterosclerose e são comumente vistos em pessoas com disfunção erétil (Ibrahim, 2018).

A boa notícia é que controlar esses fatores de risco pode ajudar a evitar problemas de ereção. Comer alimentos saudáveis ​​para o coração e adotar hábitos de vida que apoiam um coração saudável ajudam nisso, além de apoiar sua saúde geral. Aqui está o que você deve evitar para apoiar uma ereção mais forte:

  • Pare de fumar – Fumar e até mesmo a exposição ao fumo passivo estão associados à progressão da aterosclerose ( Howard, 1998 ). E, como você pode esperar, fumar aumenta o risco de desenvolver disfunção erétil e parar de fumar melhora os sintomas ( Shiri, 2004 ).
  • Evite gorduras trans – as gorduras trans da dieta, um tipo de gordura prejudicial à saúde encontrado em muitos alimentos processados, demonstraram contribuir para a aterosclerose ( Monguchi, 2017 ). 
  • Limite de carboidratos simples – Níveis elevados de açúcar no sangue prolongados têm sido associados à progressão da aterosclerose ( Aronson, 2002 ). A escolha de grãos inteiros em vez de carboidratos mais refinados (como arroz integral em vez de arroz branco) ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue ( Marventano, 2017 ).