Doces sem açúcar são bons ou ruins para você?

Doces sem açúcar são bons ou ruins para você?

Os rebuçados sem açúcar têm alguns prós e contras no que diz respeito à sua saúde. A verdade é que balas, sem açúcar ou regulares, ainda são balas.

Se você está tentando perder peso, pode comer doces sem açúcar em uma dieta, mas comer demais pode sabotar seus esforços.

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Para pessoas com diabetes , o impacto dos carboidratos de muitos doces sem açúcar pode ser uma surpresa. E alguns substitutos do açúcar também podem ter efeitos desagradáveis

Ingredientes para Doces Sem Açúcar

Os doces sem açúcar usam adoçantes artificiais ou substitutos do açúcar para criar um sabor doce, sem o açúcar verdadeiro. A maioria desses adoçantes tem menos calorias e carboidratos do que o açúcar, mas nem todos são isentos de calorias ou carboidratos.

Alguns substitutos do açúcar que você verá nos rótulos são:

  • Sacarina
  • Aspartame
  • Sucralose
  • Álcoois de açúcar, como eritritol, xilitol, maltitol, lactitol e sorbitol

A estévia é um substituto não-álcool e não artificial do açúcar feito da folha de uma planta doce.

Sacarina, aspartame, estévia e sucralose são isentos de calorias e carboidratos.

Os álcoois de açúcar contêm alguns carboidratos . É mais provável que você encontre álcoois de açúcar em balas sem açúcar, portanto, verifique os rótulos.

Lembre-se também de que outros ingredientes nos doces também podem ser prejudiciais à saúde. Você precisa considerar todo o produto, não apenas como é adoçado.

Profissionais dos doces sem açúcar

Os doces sem açúcar têm algumas vantagens sobre os doces adoçados com açúcar – mas há limites para as vantagens.

  • Satisfazendo desejos: balas sem açúcar podem satisfazer sua vontade de comer doces com menos impacto sobre o açúcar no sangue do que seus homólogos cheios de açúcar.
  • Reduzindo o açúcar: as diretrizes dietéticas federais sugerem manter os açúcares adicionados em menos de 10% de suas calorias diárias. 1 Outros grupos de saúde recomendam um limite ainda mais baixo. Por exemplo, a American Heart Association recomenda 6% ou menos. 2
  • Menor impacto sobre o açúcar no sangue: se você tem diabetes, os doces sem açúcar são a melhor escolha para manter o açúcar no sangue estável. Mas não presuma que eles não contêm carboidratos, especialmente se contiverem álcoois de açúcar.
  • Melhor para os dentes: balas e gengivas sem açúcar representam menos risco para os dentes do que suas contrapartes açucaradas.

Contando carboidratos de álcool de açúcar

Os álcoois de açúcar são digeridos de maneira diferente do açúcar normal e têm menos impacto nos níveis de açúcar no sangue. Ao contar seus carboidratos, subtraia metade dos gramas de álcool de açúcar do total de carboidratos no rótulo.

Por exemplo, se o total de carboidratos for 25 e os álcoois de açúcar forem 20, você contaria a comida como 15 carboidratos por porção. 3

Contras dos doces sem açúcar

Os doces sem açúcar têm suas desvantagens. Vale a pena manter essas coisas em mente ao decidir como satisfazer seus desejos doces:

  • Efeitos colaterais digestivos: para algumas pessoas, especialmente com síndrome do intestino irritável (SII) , os álcoois de açúcar podem causar efeitos colaterais gastrointestinais desagradáveis, como inchaço e diarreia. 4 Evite grandes quantidades, especialmente se você for sensível a elas. 5
  • Sabor Iffy: chocolates sem açúcar e produtos assados ​​são imprevisíveis. Se o sabor não for satisfatório, você pode ficar mais feliz comendo uma quantidade menor do item com açúcar integral.
  • Sem açúcar não significa sem gordura, sem carboidratos ou sem calorias: mesmo que o adoçante adicione pouco ou nenhum desses ingredientes, outros ingredientes podem. Os chocolates sem açúcar, especialmente, podem ter alto teor de gordura saturada devido a ingredientes como a manteiga de cacau. Sempre verifique a etiqueta.
  • Estimulantes do apetite: os adoçantes com zero calorias podem estimular o apetite, fazendo você querer comer mais, o que pode ser contraproducente para seus objetivos dietéticos. 6

Tamanho da Porção de Controle

Só porque algo não contém açúcar, não significa que você possa comer mais do que normalmente comeria. Guloseimas sem açúcar não são realmente alimentos “livres”, porque ainda podem conter calorias, gordura e carboidratos. Desfrutar de opções de baixo teor calórico nas mesmas porções que você faria com seus equivalentes mais doces ajudará a evitar que você exagere.

“Sem adição de açúcar”

No corredor do sorvete, você pode encontrar embalagens que dizem “sem adição de açúcar”. Isso significa que o fabricante não adicionou açúcar ao sorvete propriamente dito. Mas outros ingredientes (como pedaços de chocolate) podem conter açúcar.

Certifique-se de olhar especificamente para as contagens de calorias e carboidratos no rótulo para ver quanto açúcar realmente contém.

Melhores opções

Quais são os melhores tipos de rebuçados sem açúcar? Isso depende do seu gosto pessoal e do que você procura

  • Por causa de seus ingredientes gordurosos, os chocolates sem açúcar podem não ser uma boa escolha se você tiver problemas cardíacos ou limitar a ingestão de gordura por qualquer motivo. Doces duros podem ser uma opção melhor neste caso.
  • Os álcoois de açúcar podem afetar os níveis de açúcar no sangue, o que pode tornar os doces que os contêm menos do que o ideal se você tiver diabetes. Seus efeitos colaterais digestivos também podem torná-los menos atraentes.
  • Você pode sentir desconforto com alguns tipos de adoçantes artificiais, mas não com outros. Conheça a resposta do seu corpo para saber qual escolher.
  • Você também pode simplesmente preferir o sabor de alguns a outros. Para ajudar a orientar suas escolhas futuras, anote com que seu doce preferido é adoçado.

Se a saúde é seu objetivo final, é melhor pular o doce e escolher um lanche que combine algo doce com outros ingredientes saudáveis, como fibras ou proteínas. Por exemplo, combine morangos com um pedaço de chocolate amargo ou mergulhe fatias de maçã na manteiga de amendoim.

Você também pode encontrar receitas sem açúcar online para fazer seus próprios doces em casa. Procure aqueles que incluem grãos inteiros, nozes ou frutas secas (ou adicione-os à receita) para ajudar a manter o açúcar no sangue estável e aumentar os nutrientes benéficos que você está recebendo junto com carboidratos, calorias e gordura.