Riscos de perder peso muito rápido

Riscos de perder peso muito rápido

Embora seja tentador tentar perder peso rapidamente, geralmente não é recomendado.

As dietas que promovem a perda rápida de peso costumam ser muito baixas em calorias e nutrientes. Isso pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde, especialmente se você seguir uma dieta para perda de peso rápida por muitas semanas.

Aqui estão alguns riscos de perder peso muito rápido.

Você pode perder músculos

Perder peso nem sempre é o mesmo que perder gordura .

Embora uma dieta de muito baixa caloria possa ajudá-lo a perder peso rapidamente, muito do peso que você perde pode vir de músculos e água

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Em um estudo, os pesquisadores colocaram 25 pessoas em uma dieta hipocalórica de 500 calorias por dia durante 5 semanas. Eles também colocaram 22 pessoas em uma dieta de baixa caloria de 1.250 calorias por dia durante 12 semanas.

Após o estudo, os pesquisadores descobriram que ambos os grupos perderam quantidades semelhantes de peso. No entanto, as pessoas que seguiram a dieta de muito baixa caloria perderam mais de seis vezes mais músculos do que as que seguiram a dieta de baixa caloria.

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Pode desacelerar seu metabolismo

Perder peso muito rápido pode desacelerar seu metabolismo.

Seu metabolismo determina quantas calorias você queima por dia. Um metabolismo mais lento significa que você queima menos calorias por dia.

Vários estudos descobriram que perder peso rapidamente comendo menos calorias pode fazer com que você queime até 23% menos calorias por dia.

Duas razões pelas quais o metabolismo cai em uma dieta de muito baixa caloria são uma perda de músculo e uma queda nos hormônios que regulam seu metabolismo, como o hormônio da tireoide.

Infelizmente, essa queda no metabolismo pode durar muito depois de você terminar de fazer dieta.

Pode causar deficiências nutricionais

Se você não ingere calorias suficientes regularmente, pode correr o risco de sofrer uma deficiência nutricional.

Isso ocorre porque é difícil consumir nutrientes importantes suficientes como ferro, ácido fólico e vitamina B12 em uma dieta de baixa caloria.

Abaixo estão algumas consequências das deficiências nutricionais .

  • Queda de cabelo: quando
    você ingere poucas calorias, seu corpo pode não obter nutrientes suficientes para suportar
    o crescimento do cabelo, o que pode causar queda de cabelo.
  • Fadiga extrema: você
    pode não estar recebendo ferro, vitamina B12 e folato suficientes em uma
    dieta de muito baixa caloria , o que pode colocá-lo em risco de fadiga extrema e anemia.
  • Função imunológica deficiente: não
    receber calorias e nutrientes suficientes pode enfraquecer o sistema imunológico e
    aumentar o risco de infecções.
  • Ossos fracos e quebradiços: podem ser
    causados ​​por umfalta de vitamina D, cálcio e fósforo na dieta.

Felizmente, você pode evitar uma deficiência nutricional seguindo uma dieta rica em alimentos integrais não processados. Esses alimentos contêm menos calorias por grama e também satisfazem bastante, o que pode ajudá-lo a perder peso.

Pode causar cálculos biliares

Os cálculos biliares são pedaços de material endurecido que se formam dentro da vesícula biliar. Eles podem ser um efeito colateral doloroso de perder peso muito rápido.

Normalmente, a vesícula biliar libera sucos digestivos para quebrar os alimentos gordurosos para que possam ser digeridos. Se você não estiver comendo muito, sua vesícula biliar não terá que liberar os sucos digestivos.

Os cálculos biliares podem se formar quando as substâncias dentro dos sucos digestivos permanecem por um tempo e têm tempo para se juntar.

Os cálculos biliares podem ficar presos dentro da abertura da vesícula biliar e causar um ataque de cálculos biliares. Isso pode causar dor e indigestão.

Outros efeitos colaterais

Perder peso rapidamente com uma “dieta radical” ou dieta de muito baixa caloria está relacionado a vários outros efeitos colaterais, incluindo:

  • Fome
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Sentindo frio
  • Cãibras musculares
  • Tontura
  • Constipação ou diarreia
  • Desidratação

Resumo: Perder peso muito rápido
acarreta muitos riscos à saúde. Isso inclui perda de massa muscular, diminuição do metabolismo,
deficiências nutricionais, cálculos biliares e outros efeitos colaterais.

Dicas para ajudá-lo a perder peso de forma saudável

Embora a perda lenta de peso possa não parecer atraente, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo com segurança.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a perder peso de forma saudável.

  • Coma mais proteínas: uma dieta rica em proteínas pode ajudar a impulsionar seu
    metabolismo, mantê-lo mais saciado por mais tempo e preservar sua massa muscular.
  • Reduza o açúcar e os amidos: a
    pesquisa tende a mostrar que as pessoas que seguem uma dieta baixa em carboidratos perdem mais peso.
    Cortar açúcar e amidos ajuda a reduzir a ingestão de carboidratos.
  • Coma devagar: mastigar
    bem os alimentos pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito por mais tempo e comer menos.
  • Beba chá verde ou chá oolong: a
    pesquisa mostrou que beber chá verde pode aumentar seu metabolismo em 4-5%
    e pode aumentar a queima de gordura em até 17%.
  • Descanse bastante: a falta
    de sono pode aumentar seus níveis de grelina, o hormônio da fome, e diminuir seus
    níveis de leptina, o hormônio da saciedade. Isso significa que dormir pouco pode deixá-
    lo com fome, tornando mais difícil perder peso.
  • Experimente o treinamento de resistência: o treinamento de resistência
    ou levantamento de peso pode ajudar a combater a perda muscular e a queda no
    metabolismo que pode acontecer com a perda de peso.
  • Experimente um treino de alta intensidade: o treino intervalado de alta intensidade (HIIT)
    envolve rajadas curtas e intensas de exercício. Ao contrário do exercício aeróbico regular,
    também conhecido como cardio, o HIIT continua a queimar calorias muito depois de você se exercitar.
  • Coma fibra solúvel: a
    pesquisa mostra que a fibra solúvel pode ajudá-lo a queimar gordura, especialmente a gordura da barriga.